Prefeitura implanta serviço de Ouvidoria Municipal em Alto Araguaia

Prefeitura implanta serviço de Ouvidoria Municipal em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – O dia 18 de maio é reservado para rememorar a sociedade sobre a importância de se promover o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. E para marcar a data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no município de Alto Araguaia, integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Ministério Público, alunos da rede municipal de ensino e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fizeram uma mobilização com caminhada partindo da Praça Tiradentes até a Praça Coronel Ondino Rodrigues de Lima. [caption id="attachment_27231" align="alignright" width="314"]DSC06312 Dezenas participaram do ato na manhã desta quinta-feira em Alto Araguaia[/caption] Em 2014, a data aconteceu no último domingo e coube aos municípios optar pela data e realizar mobilizações para lembrar o 18 de maio que se tornou símbolo da ação de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes. Além da caminhada, também aconteceu a entrega de panfletos e adesivagem de veículos na Avenida Carlos Hugueney. Alunos da rede pública de ensino prepararam cartazes alusivos à data. A mobilização e as atividades tem como objetivo alertar a população para a importância das denúncias, que podem ser feitas de forma anônima. As informações serão apurados por membros do Conselho Tutelar e também do CRAS de Alto Araguaia. “Essa mobilização não é de apenas um dia, ao contrário é um tema que merece nossa atenção diária. São todos os dias do ano. Neste contexto, a sociedade como um todo tem um papel preponderante. Tem que denunciar, porque o abuso sexual deixa marcas para o resto da vida. Nós dos CRAS trabalhamos com a prevenção. Se alguém desconfiar de algum comportamento da criança, principalmente professores e vizinhos, podem nos procurar que estamos prontos para atender”, disse a coordenadora do CRAS de Alto Araguaia, Juscimar Cruz da Silva. Por que 18 de maio Essa data foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em homenagem à menina Araceli, que, em 1973, com apenas oito anos, foi violentada e assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Denuncie Denúncias podem ser feitas por meio do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que essay writing website here for you funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Denúncias também podem ser feitas no CRAS, pelo fone (66) 3481-3037.